top of page

AS 5 LIÇÕES QUE MINHAS VIAGENS ME ENSINARAM

  • Foto do escritor: Si Joga no Mundo
    Si Joga no Mundo
  • 25 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Viajar é a minha maior paixão. A primeira vez que eu viajei foi com apenas três aninhos de idade e a cada viagem aprendo algo. Me chamo Luna Almeida, criadora do instagram Lunatravels. Dos ensinamentos que tirei das viagens, os mais importantes para a minha vida são:


Ser mais humana

Quando viajamos para algum lugar novo, podemos nos deparar com culturas completamente diferentes e com hábitos que normalmente não estamos acostumados.

Conhecer novas pessoas e conviver um pouco com elas abre a nossa mente para entender seus valores. Essa troca de experiência quando viajamos, não tem preço. É bom demais sair da caixinha e perceber que o nosso mundo é gigante, plural e que tem espaço para todos.

Começamos a entender que nenhuma cultura é melhor que a outra, e que todas as diferenças devem ser respeitadas e tratadas com igualdade.


Superar as adversidades

Quem nunca se desesperou em meio a algum perrengue na viagem que atire a primeira pedra. As adversidades são comuns e os perrengues sempre são passíveis de existir. O que podemos fazer é nos planejar ao máximo para que não haja nenhum imprevisto e que tudo saia conforme o esperado.

E se os perrengues aparecerem mesmo assim, o que irá mudar é a forma de lidar com eles. O importante é sempre manter a calma para contornar a situação da melhor maneira possível.


Me jogar nas experiências

Parece que o tempo voa quando estamos viajando. A frase “tudo que é bom dura pouco” se encaixa perfeitamente. Por isso, sempre achei muito importante aproveitar cada segundo pois nunca iremos saber quando e se viveremos aquele momento novamente.

Busco experimentar coisas novas e viver a cultura local. Essas vivências são únicas e não aconteceriam em qualquer outro lugar. Acredito que elas nos fazem crescer como pessoa.


Admirar a nossa própria cultura

Quando digo que aprendo com as minhas viagens, isso vale tanto para viagens internacionais como para dentro do Brasil. O nosso país é imenso e cheio de belezas que, muitas vezes, passam desapercebidas por nós na correria do dia a dia.

Cada região tem seu charme e precisamos apreciar e aprender a valorizar o que temos.


Valorizar nosso planeta

Viajar, para mim, é como um vício. Cada vez que eu conheço algum lugar novo eu só penso em explorar mais e mais o mundo. Na minha visão, isso favorece a criação de uma consciência ambiental. É preciso cuidar do nosso planeta para que ele não perca suas belezas e para que as próximas gerações também tenham a oportunidade de conhecer todos esses encantos e possam se apaixonar pelo mundo da mesma forma que a gente se apaixonou.


Comments


bottom of page