top of page

EXPERIÊNCIA DE MORAR FORA DO PAÍS + TRABALHAR

  • Foto do escritor: Si Joga no Mundo
    Si Joga no Mundo
  • 15 de jun. de 2020
  • 4 min de leitura

Sempre tive curiosidade de saber como as pessoas conseguiam trabalhar e viajar ao mesmo tempo. Desde dos meus 15 anos eu queria fazer isso, e com os meus 23, decidi realizar o meu tcc nessa área (se alguém faz isso, já deixa comentário aqui pra eu entrevistar, real oficial) e literalmente, me jogar nesta vida. Hoje estou morando na Polônia e estou amando.


Como eu me mantenho? Diferente de muita gente que opta por trocar hospedagem por hostel para diminuir os custos, eu optei em alugar um flat, por conforto mesmo. Poderia gastar menos com isso? Sim. Mas eu, particularmente, gosto do meu canto e meu custo aqui é similar ao em Curitiba.


Eu trabalho em três áreas e atuo com as três daqui.

1. Eu tenho uma agência de marketing (@adamscomunicacao). Hoje a agência tem seus clientes fixos há mais de um ano, antes de sair de viagem conversei com todos e mantenho contato por web com eles. A agência tem mais gente trabalhando em vários cantos do Brasil e do mundo e fazemos mídias sociais, criação de conteúdo, SEO, entre outros produtos. Eu amo trabalhar com isso e me realizo muito, mas sinto muita a falta de estar presente nos meus clientes, com reuniões fixas presenciais.


2. Sou fotógrafa há anos. Estou fotografando muito pouco aqui na Europa porque sinto que estou sem energia para realizar isto. Ano passado realizei quase 130 ensaios em um ano - foi uma doideira para juntar dinheiro para viajar na metade do ano. Me sugou muita criatividade e hoje estou estudando mais para voltar com uma bagagem e criatividade maior. Mexo com ensaio feminino sensual (@sejasingular_) e com ensaio de casal, grávida e crianças (@simoneadamsfotografia).


3. Tenho um blog de viagem (@giroadois), além de prestar consultoria, estou criando um app de roteiros personalizados - que será gratuito. (Se alguém quiser experimentar o app, diz ai)

Essas são as formas que eu encontrei para ganhar dinheiro e viajar. Mas, principalmente, que eu AMO fazer. Eu até poderia trabalhar numa recepção de hostel, por exemplo, mas EU odeio isso.... Então consegui achar no que eu amo um jeitinho de viver.


Como consegui ficar na Europa mais de 6 meses? Vim para a Polônia para cursar algumas matérias específicas de mídias sociais. Por isso consegui o visto, estou como estudante. E eu não presto serviço para ninguém aqui dentro da Polônia ou outro lugar da Europa.


Como está sendo minha experiência? Se estou amando? Muito! Se recomendo? Demais! Mas, quero deixar uma opinião muito particular - e se alguém já viveu algo assim, me conta também.


É minha primeira vez morando fora de um país. A experiência, claro, é incrível. Conhecer novas culturas, lugares, etc... Mas, a gente romantiza demais que viver fora do país e principalmente, quem viaja / trabalha é sinônimo de felicidade.

É bom? Claro que sim! Mas tem seus baixos também. Estou vivendo um super sonho e estou bem feliz. Mas gostaria de ter tido um aviso antes para mim que "morar em outro país é bem diferente de viajar".


Eu vim com a mente que todos os dias eu iria curtir UHU - como em uma viagem tradicional. Não. Talvez em um intercâmbio de 1 mês, ok. Mas pelo menos para mim que tenho aula + trabalho, não é bem assim.


Claro que finais de semana eu aproveito e viajo muito - ou quando não tenho aula, como nas quartas-feiras, adianto o trabalho e faço bate-volta em algum lugar. Este fds fui para Praga, por exemplo.


Mas durante a semana é pau lascado como no Brasil. Aqui eu sinto que trabalho mais do que no Brasil. É foda controlar o horário de trabalho, por exemplo, porque você acorda tomando café com uma vista linda mas já tá trabalhando e muitas vezes vai dormir trabalhando também...


O fuso é bem foda de controlar... Eu que tenho cliente, preciso atender eles até às 23h, porque às 23h é às 18h no Brasil - no caso. Talvez para quem trabalhe só com entregas, tipo, um freelancer, seja mais fácil porque não tem esse contato tão direto com cliente.

E você cria um rotina exatamente como no Brasil. Claro, é lindo, maravilhoso e tudo de bom. É incrível eu sair ir ao mercado e caminhar por lindas ruas da Polônia. É uma sensação maravilhosa estar morando aqui. Mas tem um lado que ninguém conta que não é tão show também e que é normal como no Brasil e em qualquer lugar do mundo. Por exemplo: limpar a casa 📷:D hahaha


Enfim, tô amando a experiência e o choque cultural. Mas a gente tem que parar de romantizar tanto que trabalhar viajando é sinônimo de felicidade, e PRINCIPALMENTE, DE 'não trabalhar / trabalhar menos'. To fazendo meu tcc sobre isso - nômades digitais - e na minha primeira banca todos os meus professores pegaram bem nisso... e agora to vivendo exatamente isso aqui.


Ah, sem contar com a falta de quem você ama. Claro, você conhece pessoas incríveis, forma amizades. Mas a saudade é algo que vive contigo também.


Esse texto não é para desanimar - ao contrário, estar vivendo tudo o que estou não só me traz uma bagagem incrível de lugares, mas de situações únicas que estão me transformando.

Se você tem vontade de ter essa experiência, venha ter. Você vai amar porque é única. Mas se isso não é tua vontade de vida, não ache que só isso faz as pessoas felizes.



Texto escrito em Fevereiro de 2019.


Comentários


bottom of page