top of page

VIAJAR SOZINHA: a coisa mais importante que fiz na vida!

  • Foto do escritor: Si Joga no Mundo
    Si Joga no Mundo
  • 12 de ago. de 2020
  • 5 min de leitura

Viajar sozinha é incrível: muito mesmo! É a coisa mais linda e especial que já fiz por mim mesma. É libertador, renovador, descobridor, surpreendente, mágico, desafiador, intenso. É sentir todos os sentimentos ao extremo! É essencial para o nosso crescimento.


É tão importante, nos faz enxergar tão profundamente, viver tão profundamente, nos descobrir tão profundamente que só vivendo pra entender. Eu me chamo Carla, tenho 27 anos, sou uma eterna apaixonada por viajar e por incentivar outras mulheres a fazer o mesmo, e compartilho minhas experiências e dicas nas minhas redes sociais – Instagram @carlinhaporaiblog / Blog: www.carlinhaporai.com. E hoje venho aqui contar pra vocês sobre como viajar sozinha mudou a minha vida!



A primeira viagem internacional sozinha

Após fazer muitas viagens dentro do Brasil sozinha, em Junho de 2019 parti para minha primeira internacional assim, rumo à Europa para conhecer a Holanda, Bélgica e França durante 30 dias. Antes de essa viagem acontecer, passei por meses de insônia, ansiedade, muita organização, planejamento, choros de alegria e de emoção. E foi completamente diferente de tudo que eu já tinha vivido!


Fazer uma viagem de 10 horas de avião sozinha até Portugal foi tão divertido! Chegar em Portugal, ficar toda tensa na fila da imigração com uma pasta com mil documentos dentro, e o policial só dizer: Bom dia – (pegar o passaporte, carimbar) – e dizer: Vai com Deus, foi sensacional! E até então eu ainda não tinha entendido que estava lá sozinha mesmo. A ficha só caiu 3 horas depois, quando entrei na fila para o meu voo até Amsterdam – onde, mal sabia eu, seria minha cidade favorita da vida – aí eu parei e falei: – CARLA, CARACA, VOCÊ TÁ NA EUROPA... E SOZINHAAAAA!



Primeiros sentimentos...

“Você é demais!” – foi isso o que eu disse pra mim mesma quando pisei na Holanda. Quantas pessoas não tem essa coragem, ou gostariam de ter essa oportunidade mas não tem, e eu estava ali. Passa aquele filme na cabeça, de quando não ganhava muito dinheiro, e também de todo dinheiro que guardei para aquele momento, das festas que recusei, dos finais de semana que passei em casa, de tudo que fiz para que meu sonho se tornasse realidade. E sabe o que eu te digo? TUDO ISSO VALEU A PENA.


Você vai saber, no final da sua jornada, que se pudesse, faria exatamente tudo de novo. Que cada centavo, noite mal dormida e pesquisas valeram a pena. Não existe sentimento mais recompensador que esse, acredite!

Quando caiu a ficha de que eu estava sozinha

Chegando em Amsterdam, caminhei até meu hostel, fiz o check in, e conheci minhas primeiras colegas de hostel lá – 2 meninas de Singapura que eram uns amores – tomei meu banho, descobri onde vendia chip pra internet – DICA: coisa que aprendi em viagens internacionais anteriores, a primeira coisa que você deve fazer é providenciar internet, com ela você tem tudo, acredite! – então resolvi essa questão e aí… E aí eu me perguntei: e agora??? O que eu vou fazer? Hahahaha… Tô rindo agora mas na hora bateu uns minutinhos de bad. Olhava em volta, achava tudo lindo, chorava de emoção, chorava por estar sozinha, chorava por estar realizando um sonho aí eu falei: chega. Vamos colocar um sorriso no rosto porque EU ESTOU EM AMSTERDAM, SOCORRO! E então me recompus, comprei um passeio para fazer um cruzeiro pelos canais durante o por do sol e fui. E foi lindo. E senti paz. E senti alegria. E estava tudo bem!


Quem viaja sozinho nunca fica só

Hoje essa é a frase que falo pra todas as pessoas que estão prestes a fazer a primeira viagem sozinha: quem viaja sozinho nunca fica só! O ser humano precisa se comunicar pra viver, você precisa conversar, fazer amigos, precisa de ajuda, de dicas. E por mais introvertido que vocês sejam, meus caros: na hora que você tiver sozinho, você vai FALAR COM OS OUTROS! Vai falar muuuuuuuuuuito!


Vai conhecer muita gente. Vai fazer muitos amigos! Quando você está sozinho, você não tem outra escolha a não ser SE ABRIR. Você entende o poder disso??? Você pula todas suas barreiras, você ultrapassa seus limites, você se abre! E quando você se permite isso, você cresce, você cresce tanto! A questão aqui é a seguinte, seja no hostel, seja na rua, seja nos aplicativos de celular – você vai fazer muitos amigos!


Em todas minhas viagens conheci pessoas incríveis, do mundo todo, e fiz amigos pra vida. Mas, já adianto uma coisa que aprendi: não há ninguém como os brasileiros, nós somos as melhores pessoas - e você vai descobrir isso quando encontrar algum brasileiro perdido no mesmo país que você: é diversão garantida. Se eu ficasse aqui contando todas as histórias incríveis que vivi com pessoas que conheci ao redor do mundo, gastaria horas. É delicioso demais conhecer outras culturas, trocar experiências, conhecer pessoas que você jamais encontraria de outra forma, e tenha certeza que o mesmo vai acontecer com você, não tem outro jeito!


A liberdade de estar só

Uma das coisas mais gostosas sobre viajar sozinho é que você faz o que bem entender na hora que bem entender!!! Quer acordar às 8 da manhã e aproveitar o dia? Acorda! Quer dormir até meio dia porque tá cansado? Dorme. Quer ir pra outra cidade hoje? Vai. Quer tomar sol o dia inteiro na praia? Toma. Quer dançar na balada até o dia clarear? Dança! Quer ir dormir cedo um dia? Dorme. Você não depende de ninguém, não tem que combinar nada com ninguém, e é completamente dono do seu nariz. GENTE, ISSO É TUDO NA VIDA!!!! Estar sozinho em outro lugar no mundo, é experimentar uma sensação de liberdade indescritível, é se sentir passarinho, é VOAR! Isso é lindo e libertador! E todo mundo deveria experimentar esse sentimento pelo menos uma vez.


O que a viagem sozinha para a Europa fez por mim

Gente, eu me descobri. Eu fiz TUDO o que eu quis fazer nessa viagem, vivi em um mês o que pessoas vivem em uma vida! Eu me joguei, não me importei com o tamanho do penhasco, eu só fui. Eu olhei pra dentro da Carla, sem medos, sem julgamentos, pela primeira vez na vida. Eu me questionei sobre coisas que sempre achei necessárias, eu me olhei nos olhos, e perguntei: o que você quer pra sua vida? E eu tive essas respostas. E eu parei de me sabotar. Eu descobri nessa viagem os meus propósitos, os meus sonhos, e como eu faria para alcançá-los, não importa o quão difícil fossem. Na hora que você descobre o que você realmente quer, na hora em que você desperta, é impossível voltar atrás. Você só anda pra frente. E o sentido da vida é só esse: pra frente!


Se permita!

Se permita ter essa experiência. Se tiver medo, vai com medo mesmo. Se tiver preocupado, vai esperto mas vai preocupado mesmo. Se sentir que não consegue, acredite, você consegue. E mais do que isso, você precisa! Se permitir tamanha experiência e tamanhos descobrimentos vai te fazer crescer tanto! Você nunca mais é o mesmo depois de uma viagem, mas depois de uma viagem sozinho, mais do que isso, você pela primeira vez é você mesmo! Entendeu a diferença? =)


Gostaria de agradecer a Simone pelo convite de escrever no Si Joga no Mundo, e poder compartilhar algo que acho tão importante com tantas outras pessoas! Pra finalizar, tenho uma frase da Oprah que eu amo e é a seguinte: “A maior aventura que você pode realizar é viver a vida dos seus sonhos” – Apenas faça isso!


Um beijo pra você que está lendo e muitas viagens pra todos nós!!!


Comments


bottom of page